domingo, 10 de outubro de 2010

Dia das crianças

O dia das crianças está chegando e muitos se questionam o motivo da comemoração dessa data. A maioria acredita, assim como eu até hoje, que era só mais um apelo comercial, mas vejam o que encontrei e achei interessante: ( resumo)

" O dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data (...)Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças (...) - data da oficialização da Declaração dos Direitos das Crianças. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela (...)."

Bem, vejo que no final das contas, o marketing acabou ajudando a oficialização da data no Brasil, e não somente ressaltar os fins lucrativos. Cabe a cada um tornar a comemoração o principal objetivo inicial: fazer valer a declaração e garantir amor, alimentação, educação e a preservação da ingenuidade dos pequenos.

A minha admiração a todos que intensificam as campanhas de doações nessa época, que cuidam das crianças em abrigos e creches. Aos que adotam. Salva de palmas.


"Em verdade vos digo, se não vos transformardes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. E quem receber uma destas crianças em meu nome, é a mim que recebe. Mas quem fizer pecar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele que lhe pendurassem uma pedra ao pescoço e o jogassem no fundo do mar." Mateus 18:3-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário